Os Melhores e os Piores de 1997


Cine Die (Luis Canau)

Melhores:
«Braindead - Morte Cerebral/Braindead», Peter Jackson
«Anjos Caídos/Duoluo Tianshi/Fallen Angels», Wong Kar-Wai
«Estrada Perdida/Lost Highway», David Lynch
«Marte Ataca!/mars Attacks!», Tim Burton
«Los Angeles Confidencial/L.A. Confidential», Curtis Hanson
«O Paciente Inglês/The English Patient», Anthony Minghella
«Gritos/Scream», Wes Craven
«Bound - Sem Limites/Bound», Andy e Larry Wachowsky
«A Outra Face/Face/Off», John Woo
«Ondas de Paixão/Breaking the Waves», Lars Von Trier

Piores:
«Batman & Robin», Joel Schumacher
«O Corvo - Cidade dos Anjos/The Crow: City of Angels», Tim Pope
«Lolita», Adrian Lyne


Mailing-list Cinedie (votação)

Melhores:
«Estrada Perdida/Lost Highway» (35 pontos)
«Morte Cerebral/Braindead» (23)
«Ondas de Paixão/Breaking the Waves» (20)
«Marte Ataca!/Mars Attacks!» (15)
«Contacto/Contact» (13)
«Romeu & Julieta/Romeo & Juliet» (10)
«O Quinto Elemento/The Fifth Element» (9)
«Anjos Caídos/Duoluo Tianshi/Fallen Angels» (8)
«Gritos/Scream» (8)
«Em Carne Viva/Carne Trémula» (6)
«Ossos» (6)

Piores:
«Lolita» (4)
«Batman & Robin» (3)
«Força Aérea 1/Air Force 1» (3)
«Tentação» (3)
«O Amanhã Nunca Morre/007-Tomorrow Never Dies» (2)
«Anaconda» (2)
«Bean» (2)
«O Corvo: A Cidade dos Anjos/Crow: City of Angels» (2)
«Ondas de Paixão/Breaking the Waves» (2)


Eurico de Barros (crítico do Diário de Notícias)

Melhores:
«O Paciente Inglês/The English Patient», Anthony Minghella
«Ondas de Paixão/Breaking the Waves», Lars Von Trier
«Anjos Caídos/Duoluo Tianshi/Fallen Angels», Wong Kar Wai
«Marte Ataca!/Mars Attacks!», Tim Burton
«Madadayo», Akira Kurosawa
«Toda a Gente Diz que te Amo/Everyone Says I Love You», Woody Allen
«Homens de Negro/Men in Black», Barry Sonenfeld
«A Enguia/Unagi», Shohei Imamura
«O Último Contrato/Grosse Pointe Blank», George Armitage
«Los Angeles Confidencial/L.A. Confidential», Curtis Hanson

Piores:
«Speed 2: Perigo a Bordo/Speed 2: Cruise Control», Jan De Bont
«For Ever Mozart», Jean-Luc Godard
«Sozinho em Casa III/Home Alone III», Raja Gosnel
«Os Olhos da Ásia», João Mário Grilo


Roger Ebert (crítico do Chicago Sun-Times, EUA)

«Eve's Bayou», Kasi Lemmons
«The Sweet Hereafter», Atom Egoyan
«Boogie Nights», Paul Thomas Anderson
«Maborosi», Hirokazu Kore-Eda
«Jackie Brown», Quentin Tarantino
«Fast, Cheap & Out Of Control», Errol Morris
«L.A. Confidential», Curtis Hanson
«In The Company Of Men», Neil Labute
«Titanic», James Cameron
«Wag The Dog», Barry Levinson


Leonard Maltin (crítico de Entertainment Tonight e Cinemania Online)

«As Good As It Gets», James L. Brooks
«Boogie Nights», Paul Thomas Anderson
«Chasing Amy», Kevin Smith
«Deconstructing Harry», Woody Allen
«Donnie Brasco», Mike Newell
«The Full Monty», Peter Cattaneo
«L.A. Confidential», Curtis Hanson
«La Promesse», Jean-Pierre & Luc Dardenne
«The Sweet Hereafter», Atom Egoyan
«Titanic», James Cameron


Revista Premiére francesa

«Everybody Says I Love You», Woody Allen
«Face/Off», John Woo
«Hana-Bi», Takeshi Kitano
«Mars Attacks!», Tim Burton
«Lost Highway, David Lynch
«Alien Resurrection», Jean-Pierre Jeunet
«The Full Monty, Peter Cattaneo
«When We Were Kings», Leon Gast
«L.A. Confidential», Curtis Hanson
«Western», Manuel Poirier


Os Melhores de 2000
Os Melhores de 1999
Os Melhores de 1998

iipiiweeeyupiiweeweeeestou zonzo!