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Sling Blade - O Arremesso/Sling Blade Realizado por Billy Bob Thornton EUA, 1995 Cor - 136 min. Com: Billy Bob Thornton, Dwight Yoakam, J.T. Walsh, John Ritter, Lucas Black, Natalie Canerday, James Hampton, Robert Duvall, Rick Dial, Brent Briscoe, Christy Ward, Jim Jarmusch
No dia da sua libertação de um manicómio
estatal, um retardado mental descreve a uma jornalista o acto
que cometeu e pelo qual foi condenado a cumprir uma sentença
de 25 anos de internamento. Matou a mãe e outro homem com
uma catana ("I killed them with a kaiser blade, some
people call it sling blade but I prefer kaiser blade uh uh").
Este é o prólogo. Depois vemos Karl (Thornton) à
deriva sem saber para onde se dirigir, até que, com a ajuda
do director do manicómio (Hampton), consegue fazer aquilo
em que é bom: reparar cortadores de relva.
Karl afeiçoa-se a um rapaz de 12 anos (Black), e acaba
por ir morar para a garagem da família dele. O ambiente
não é o melhor: o pai morreu e a mãe (Canerday)
tem uma relação tempestuosa com um redneck da pior
espécie - Doyle (Yoakam, um cantor country) -, que quando
está bêbado não consegue disfarçar
o seu mau génio, nem deixar de manifestar a sua personalidade
violenta. Mesmo sóbrio injuria e demonstra o seu repúdio
por crianças, retardados mentais e... ainda por cima o
melhor amigo da namorada (Ritter) tem de ser gay.
Todos sabem que Doyle é uma ameaça para mãe
e filho, e mais cedo ou mais tarde se vai tornar violento. O amigo
gay não está virado para confrontos físicos,
e Karl, após intensa leitura da Bíblia (em 4 anos),
compreende que quem matar vai para o Inferno.
«Sling Blade» ganhou o Oscar para o melhor argumento
adaptado, mas, apesar de estar bem escrito na sua simplicidade
- como simples é a mente do personagem principal -, não
tem tanto para seguir com atenção como outros filmes
galardoados nestas categorias (argumento original e adaptado),
como «The Usual Suspects» ou «Pulp Fiction».
Como primeira obra é sem dúvida digna de registo,
e a representação de Thornton figurará ao
lado de outros "indivíduos com acentuadas limitações
mentais e/ou físicas", como Daniel Day Lewis em «My
Left Foot», John "I'm-not-an-animal-I'm-a-human-being"
Hurt em «The Elephant Man» ou mesmo - hum - Tom Hanks
em «Forrest Gump».
A minha curiosidade pergunta-me onde se desencantou este título
- «O Arremesso». Será porque a dada altura se
atira uma pedra a uma garagem? Será pelas cenas de futebol
(americano)? Será pelos objectos que se quebram atirando-os
ao chão? Possivelmente. Talvez tenha sido um mero acaso
que não tenha ocorrido ao distribuidor títulos como
«O Carro», «O Ramo de Flores», «A Ponte»,
«O Cortador de Relva», «As Águas deste Rio
São Frias e Fundas» ou - porque não? - «A
Dose Grande de Batatas Fritas». Dos mesmos criadores dos
títulos geniais «Manual de Instruções
Para Crimes Banais» e «Pequenos Crimes Entre Amigos».
Atente-se nos cameos de Robert
Duvall e de Jim Jarmusch. |