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A Vida É Bela/La Vita È Bella
Realizado por Roberto Benigni
Itália, 1997 Cor - 116 min.

Com: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giustino Durano, Sergio Bustric, Lydia Alfonsi, Giuliana Lojodice, Amerigo Fontani, Pietro de Silva, Francesco Guzzo, Rafaella Lebborini, Giorgio Cantarini, Marisa Paredes, Horst Buchholz

Na Itália de 1939, Guido Orefice (Benigni) muda-se para a cidade de Arezzo para aí abrir uma livraria. Fica maravilhado pelo primeira mulher com que se cruza, uma professora chamada Dora (Braschi), com a qual se vai encontrando das formas mais invulgares, primeiro casualmente, depois propositadamente. O regime fascista vai interromper a harmonia que entretanto se instala na vida de Guido, judeu, que é levado com o filho para um campo de concentração. Determinado a poupar o pequeno Giosué (Cantarini) ao horror da situação, elabora uma complicada justificação, que vai adaptando à medida das necessidades, e que consiste sumariamente em convencê-lo que se trata tudo de uma brincadeira, e que os soldados Alemães estão apenas a fazer o papel de pessoas que gritam muito e são muito maus.

Independentemente de todas as considerações que se possam fazer sobre «A Vida É Bela», já sabemos, neste momento, que Benigni dificilmente podia estar mais satisfeito com os seus resultados. Para além do Prémio Especial do Júri em Cannes, que levou o realizador a atirar-se para os pés de Martin Scorsese, e dos inúmeros reconhecimentos em festivais de cinema, provavelmente não irá sair dos prémios da academia Americana de mãos a abanar, não se pondo totalmente de parte a hipótese de uma nomeação para o melhor filme. Pegando num tema extremamente delicado, Benigni deixou de ter quaisquer dúvidas quanto à "incompreensão" perante a sua obra, quando recebeu igualmente um prémio no Festival de Cinema de Jerusalém. A Miramax, a distribuidora Americana, certificou-se de que podia contar com a aprovação de conceituados líderes da comunidade Judaica. Como «Cinema Paraíso» (1988) ou «Il Postino» (1994), «La Vita È Bella» é um filme que vai convencer muitos nativos dos EUA a ler legendas.

«A Vida É Bela» é um one-man-show. Benigni, Benigni, Benigni: (co-)escreve, dirige e interpreta. Ninguém duvidava da identidade do "autor" desta obra, nem de que era o seu rosto o mais filmado, mas este begninicentrismo sobrepõe-se a qualquer outra definição temática presente no filme. É sobre o Holocausto, a intolerância, o amor, o sacrifício, a indissolubilidade da família? Mas é sobretudo um filme de e com Roberto Benigni. Poderá ser difícil sentirmo-nos afectados pela força dramática que se vai preparando à medida que o filme evolui, sem nos distrairmos pela performance do "clown", pelo humor típico de filmes que normalmente não pretendem ser "sérios" nem considerados "importantes". Também é verdade que nos dias de hoje certos temas parecem ganhar importância apenas quando são eficazmente inseridos em eficazes produtos comerciais de entretenimento, como se de tal precisassem para sair da banalização a que estavam remetidos. O público gosta de ser "entretido" e, ao mesmo tempo, sente que aprecia uma obra pelo seu valor intrínseco; ficam todos felizes.

É certo que se trata de uma obra de ficção, sem os contornos de realismo que Spielberg gosta de utilizar nos seus filmes "sérios", ao ponto de deixar de falar neles pelo que são, e passar a referir-se ao contexto histórico em que se inserem, mas Benigni parece pôr de parte toda uma lógica que reforçaria a força emocional de determinadas situações. Desde logo, as brincadeiras de Guido são demasiado facilitadas, num campo de concentração onde ele se parece mover demasiado à vontade, numa série de situações criadas (desse modo) artificialmente apenas para atingir o efeito cómico/dramático requerido. Mesmo quando não se busca mais um momento de humor, há situações cujo potencial dramático é desperdiçado, como o reencontro com o Dr. Lessing (Buchholz). As palhaçadas orquestradas não deixam de parecer palhaçadas reais e raramente se sente que aquilo tudo é a sério, senão muito próximo do final, quando não existe tensão acumulada que se possa libertar.

A família é o que move Guido. Mas, na primeira parte do filme, Braschi (esposa de Begnini) existe apenas para reagir perante os actos tresloucados do personagem de Begnini, da mesma forma que Giosué (sabe-se lá porquê "traduzido" para Joshua, um nome mais "kosher") existe na segunda enquanto McGuffin das suas acções. Como é que se define o personagem de Dora, o que se sabe sobre ela? A imagem que nos fica dela é construída pelos inúmeros planos do seus rosto, inseridos depois de mais um gag de Benigni.

O que poderia ser um mecanismo consistente com a história contada, a "normalidade" da situação de Guido enquanto Judeu, algo que não é referido senão já depois da história estabelecida e de forma natural, é questionado pela naturalidade de uma relação oficializada com uma mulher "ariana", algo muito provavelmente impossível de consubstanciar naquele período. Estes pormenores não arruinam esta obra, mas minam a credibilidade daquela parte do filme que mais levará o público a apreciá-lo; uma vez mais, valoriza-se um filme não pelo seu valor intrínseco, enquanto objecto cinematográfico, mas pela importância do cenário em que se desenrola a narrativa.

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Publicado on-line em 30/1/99.