cartaz
comentários
coluna
secção informativa
favoritos
arquivo

index

Matando Zoe/Killing Zoe
Realizado por Roger Avary
EUA/França, 1994 Cor - 94 min.
Com: Eric Stoltz, Julie Delpy, Jean-Hugues Anglade, Tai Thai, Bruce Ramsay, Kario Salem, Salvator Xuereb, Gary Kemp, Martin Raymond, Eric Pascal Chaltiel

Zed (Stoltz) chega a Paris e contrata uma call-girl chamada Zoe (Delpy), o habitual (mais ou menos) protótipo da boa rapariga, com a qual virá a simpatizar imenso. O mesmo não se pode dizer do amigo de longa data, Eric (Anglade), que chega deteminado a lembrá-lo do plano para um assalto a um banco, no dia seguinte. Ao bom estilo dos filmes do género, o assalto não será concluído da melhor das formas, ao que não terá ajudado a noite louca de consumo de alcóol e drogas e a dependência de Eric.

Sobriamente realizado por Roger Avary - que também assina o argumento -, antigo colaborador de Tarantino (um nome com destaque no cartaz enquanto produtor executivo), «Killing Zoe» é um thriller negro e violento, que pega em personagens-tipo, já muito vistas em outros filmes, e torna-as suficientemente interessantes para nos prender a atenção. Avary não dilui o tom negro com o final, acrescentando uma leve aura de mistério ao personagem de Zoe, e um tom muito dúbio à conclusão, que se afasta de um final feliz mais tradicional.

Em Itália terão sido removidas referências da contaminação com SIDA de um dos personagens. Estranhamente estreou em Portugal apenas no Porto. Nem sempre há descriminação geográfica. Já se pode desistir da regionalização?

Cópia inglesa em pan and scan. Esperando-se que não tenha cortes do BBFC. A confirmar...

***1/2