cartaz
comentários
coluna
secção informativa
favoritos
arquivo

index

Caminhos Perigosos/The Gingerbread Man
Realizado por Robert Altman
EUA, 1998 Cor - 114 min.

Com: Kenneth Branagh, Embeth Davidtz, Robert Downey Jr, Daryl Hannah, Robert Duvaall, Tom Berenber, Famke Janssen, Clyde Hayes, Mae Whitman, Jesse James

Rick Magruder (Branagh) advogado, conhece Mallory (Davidtz) uma jovem com problemas familiares; o pai (Duvall), um indivíduo esquizofrénico e que odeia usar sapatos, persegue-a com intuitos pouco claros. Macgruder ajuda Mallory, no tribunal e fora dele, mas será uma situação difícil de lidar, a partir do momento em que a sua família é ameaçada. Gradualmente, com a ajuda do amigo detective privado, Clyde Pell (Downey Jr), o advogado começa a perceber que o caso é muito mais complexo do que um pai com uma fixação pouco natural pela filha.

«The Gingerbread Man» tornou-se mais falado não por ser um grande filme (não é) mas porque Robert Altman teve de lutar contra o estúdio que não gostou dos resultados da projecção perante a "audiência de teste" da praxe. Depois de ver o filme, na forma que Altman o quis montar, é difícil perceber o que esteve na base de tal problemática; afinal trata-se de um thriller convencional, seguindo as regras do género uma a uma. Para além de algumas surpresas no acto final, que são esperadas pelo espectador, porque naquele momento "tem" de existir alguma surpresa - mesmo quando não se prevê exactamente o desenlace ("quem" ou "quem com quem") -, não há muito a registar.

Branagh é curioso de ver num papel moderno e em particular pela sua pronúncia do sul profundo. Davidtz, cumpre o que lhe está reservado, e protagoniza logo no início uma cena de "tensão emocional", onde não será claro se devemos sentir o seu sofrimento ou rirmo-nos com a situação. Duvall, o pai psicótico, corre descalço com um ar ameaçador e injuria toda a gente.

A atmosfera é envolvente q.b. A maioria do filme passa-se de noite, com chuva, antecipando-se a aproximação de um furacão (o qual é bem integrado no guião). Faltou desenvolvimento de personagens e algo mais satisfatório do que as reviravoltas finais, para que a atmosfera criada fizesse o resto. Passa-se bem o tempo, mas dificilmente consideraremos esta entrada na elaboração de uma filmografia selectiva do trabalho do realizador ou dos actores.

Previamente lançado em vídeo.

**1/2
classificações

Publicado on-line em 5/7/99.