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Dip Huet Gaai Tau/Bullet in the Head
Realizado por John Woo
Hong Kong, 1990 Cor - 131 min.

Com: Tony Leung Chiu-Wai, Jacky Cheung Hok-Yau, Waise Lee Chi-Hung, Fennie Yuen Kit-Ying, Simon Yam Tat-Wah, Yolinda Yan Cho-Sin

Hong Kong 1967. Três amigos inseparáveis sobrevivem a custo, numa época socialmente conturbada. Nas ruas ocorrem violentas manifestações; nas casas as dificuldades económicas fazem-se notar e têm sérias repercussões nos relacionamentos familiares. Paul (Lee) envergonha-se da profissão do pai (varredor), e deseja acima de tudo enriquecer. Frank (Cheung) é agredido pela mãe quando se distrai do trabalho que lhe é incumbido: estar atento a aproximações da polícia.

Apesar de tudo, Ben (Leung) decide casar-se com Jane (Fennie Yuen). É nessa noite que as coisas se vão complicar, quando um ajuste de contas tem um trágico desfecho, forçando-o a fugir da alçada da lei. (O inspector que o procura é o próprio John Woo, num cameo com paralelo em outros filmes). Frank e Paul têm mais motivos para sair do território do que para ficar. Decididos a ganhar muito dinheiro, os três amigos vão para Saigão, onde contam vender produtos farmacêuticos no mercado negro. A situação não corre pelo melhor, devido à guerra, e acabam a pedir trabalho ao Boss Leong, um gangster que explora um clube nocturno e prostitui uma ex-estrela da canção de Hong Kong chamada Sally (Yolinda Yam). Os três vão juntar-se a Luke (Simon Yam), um assassino que há algum tempo tenta livrar Sally das garras de Leong. Depois de um confronto violento, numa das cenas mais fortes do filme, o cenário muda para a selva, onde uma caixa com ouro começa a pôr à prova a amizade que os une.

Bullet in the Head
Os três amigos(?), de cima para
baixo: Lee, Cheung e Leung (poster
Chinês)
Este é um dos mais aclamados filmes de John Woo - ao lado, e cronologicamente no meio, de «The Killer» (1989) e «Hardboiled» (1992) -, que se centra, uma vez mais, nas fortes ligações de amizade e confiança entre homens de gatilho rápido, endurecidos pelo meio que os rodeia. Em «Bullet in the Head», Woo explora ainda mais profundamente essa temática, usando mais tempo para estabelecer as situações e desenvolver os personagens, de modo que a violência estilizada se apresenta um pouco mais diluída por comparação com os filmes citados. Woo considera este o seu filme mais pessoal, e nele incorporou uma referência ao massacre de Tianamen, já depois do guião original estar escrito. Existem contactos óbvios com «O Caçador/The Deer Hunter» (1978), de Michael Cimino, na sequência do campo de prisioneiros, onde se insere uma das cenas com mais intensidade dramática, em que Frank é obrigado a abater prisioneiros de guerra americanos.

Há um bom trabalho dos actores, com especial referência para Jacky Cheung, mas Waise Lee está um pouco abaixo do nível médio. O seu personagem é algo unidimensional, de forma que as mudanças que o atravessam não são muito convincentes. A montagem terá as suas imperfeições, mas há que ter em conta que em HK monta-se e remonta-se provavelmente mais do que nos EUA, por motivos similares, maxime encurtar filmes demasiado longos para o número de sessões que se querem fazer por dia. Como outros filmes, «A Bullet in the Head» tem várias versões. Ao que parece aquela que está disponível no Reino Unido não é a preferida pelo realizador. O "director's cut" está disponível nos EUA. A diferença mais relevante será no final (mas há listas de 20 e tal cenas que variam nas várias versões). Na versão Britânica há uma perseguição de automóvel pelas ruas, culminando num tiroteio no porto, mas na versão original (?), o filme termina mais cedo, no fim de uma reunião de uma tríade. Outra das cenas relevantes que não existe nesta versão - a que foi visionada - mostrava os personagens a serem obrigados a beber urina. Há uma referência a esta sequência (ou melhor, à história real que está na sua origem) num diálogo de «A Better Tomorrow» (1986), que deste modo se perde.

Bullet in the Head
Waise Lee: amigos ou uma caixa de
ouro? Que se lixe - bang bang bang!
Apesar de tudo, a conclusão desta versão não deixa de fazer sentido. O final é entrecortado com cenas paralelas do início do filme, e a referência de Paul ao Mercedes que haveria de ter pode assim materializar-se. Esta versão tem menos 5 minutos do que o "director's cut".

Cópia Britânica (Made in Hong Kong) em widescreen, com legendagem fora da imagem. Aprovada pelos censores sem cortes.

****
classificações

Publicado on-line em 17/1/99.