Má projecção

A mais frequente falha de projecção nas salas portugueses prende-se com a aparente ignorância sobre a forma como a maioria dos filmes deve ser projectada. Quando não se fala de um filme anamórfico ("scope"), o enquadramento mais corrente possui uma proporção com a horizontal 1.85 vezes maior do que a vertical. Dando-se por entendidos os conceitos de soft matte e de hard matte, ilustremos o que pode alterar a composição e, na pior das hipóteses, revelar objectos indesejados.

Note que o exemplo é simulado.

Imagine que o filme «Amateur» foi filmado expondo-se totalmente o negativo (soft matte).

O realizador possivelmente não se importou com o que estava para lá das linhas vermelhas, ou talvez nem sequer o estivesse a ver no monitor. Mas essa imagem ficou na película porque os cinemas americanos têm a "moldura" preparada para esse formato, por defeito, e o realizador não tem grandes motivos para considerar que aquele microfone venha a ser visto nas salas.

Ora, Tobias Silva, projeccionista em Portugal, não tem consciência disso, nem é pago o suficiente para ver o filme integralmente uma primeira vez, para que em posteriores projecções não hajam erros. Por outro lado, pode acontecer que a legendagem impeça uma projecção adequada.

Na maioria das salas, por esse mundo fora, o filme seria projectado correctamente, sem hesitações.

Mas, por cá, infelizmente, continua-se a projectá-lo no formato para o qual alguns filmes europeus são concebidos. Se o filme não estiver em hard matte, é seguro que a projecção será mal feita, e lá despontará o microfone distraindo-nos da apreciação do filme.

Algo que também é frequente, quando o filme possui algumas sequências em hard matte é sermos confrontados com "barras pretas" a aparecer e a desaparecer do écran. Imagine-se que o realizador preferiu garantir que não fizessem uma cópia vídeo do seu filme destapando microfones, e tapou todas as cenas com objectos indesejados, ou que existem simplesmente imagens rodadas em algumas câmaras com "mattes" variáveis.

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