Os Canais "Prime" da TV Cabo

A TV Cabo Portugal prepara-se para lançar, em Junho, um pacote de canais "prime" (ou "premium", ou o que lhes quiserem chamar), que começará com dois canais de cinema, chamados Telecine 1 ("grandes estreias") e Telecine 2 ("grandes produções"). Futuramente, será introduzido um canal de desporto, para o qual se tentará chamar clientes com a negociação de algumas transmissões exclusivas. Estes dois canais custam dois mil escudos, e o serviço base requer que se pague mais dez mil pela activação do descodificador e cinco mil a título de aluguer anual do equipamento. O comando à distância custa mais cinco. Dezassete mil escudos para começar, ou vinte e dois se se adquirir o telecomando (supõe-se que é apenas opcional).

Depois de anunciar as emissões experimentais para dia 16 de Maio, a TV Cabo iniciou-as alguns dias depois. Estas emissões têm pouco de experimental, já que tratando-se de canais de cinema, seria suposto que se emitissem alguns filmes para que o telespectador os "experimentasse", para poder apreciar criticamente o que seria uma emissão normal.

Se as emissões experimentais indicam a qualidade do que aí virá (para quem pagar, claro), não se pode dizer que hajam razões para que tirar o sono aos cinéfilos.

Vejamos o que se pode constatar:

  • A imagem é pior que alguns canais em fracas condições no pacote básico, bacenta, com grão e má definição;
  • O som é mono, como é habitual na maioria dos canais já distribuídos;
  • A legendagem parece ser feita no Brasil, e muitos dos títulos de filmes que aparecem são os títulos brasileiros;
  • Os filmes não são tão recentes como em certa altura se referiu – dos 6 meses após a estreia em sala (mínimo legal), passou-se para 18 meses – e não estimulam grande interesse (factor meramente subjectivo, claro) (*);
  • A alegação de "qualidade de exibição como nunca viu", seguida apenas de "filmes sem intervalos" e "à hora certa" não parece destinar-se a quem já conheça a TV Cabo – tanto o Hollywood como o TNT exibem filmes nessas condições, e a TV2 anda muito perto (o único senão são os atrasos, normalmente pouco significativos)
  • A generalidade dos fornecedores de Cabo, por esse mundo fora, distribui melhores canais de cinema no pacote básico, algo que é sempre de "exigir" à TV Cabo. O único canal com filmes, sem intervalos e sem redução sonora (i.e., em mono) é ainda a TV2, à qual qualquer pessoa pode ter acesso, sem pagar a taxa mensal, sendo ainda de lamentar que em alguns locais os canais nacionais estejam em piores condições do que através da antena exterior.

    Na nossa opinião, os "telecines" parecem ser um mau produto. Se os responsáveis da TV Cabo quisessem melhorar a oferta de cinema aos seus clientes, começariam por disponibilizar a nível nacional o canal Arte, que, não sendo um canal exclusivamente de cinema, é o único de entre os canais espanhóis, franceses e alemães que apresenta filmes não-dobrados, além de ter frequente consideração pelo respectivo formato original. Depois? Depois, que tal um canal de cinema no pacote básico e outro (também) de séries, por exemplo? Em condições mínimas, com uma imagem com qualidade e som stereo nicam.

    A TV Cabo certamente quererá conhecer a sua opinião. Mas não espere que lhe a peçam; use o endereço do departamento da sua área, os respectivos telefones, ou, mais fácil ainda, use o e-mail: tvcabo@mail.telepac.pt

    26/5/98

    Referências na WWW: TV Cabo - http://www.tvcabo.pt | RTP - http://www.rtp.pt | Arte - http://www.arte-tv.com/ | Hollywood - http://www.multicanaltps.com/hollesind.htm

    __________________________

    (*) Alguns filmes anunciados: «O Dia da Independência», «As Meninas de Beverly Hills», «A Firma», «Waterworld», «Jade», «Get Shorty – Jogos Quase Perigosos», «Havana» (Telecine 1); «Grease», «Chinatown», «Estrada de Fogo», «Frankenstein Jr.», «Psico 3» (Telecine 2).


    Coluna

    index