DVD «Fight Club»: Melhor é Impossível?

capa
Capa (clickar para imagem
maior)
Com data oficial de colocação no mercado de 6 de Junho, eis acabadinho de chegar o DVD de «Fight Club/Clube de Combate», numa edição especial que concorre com o igualmente excelente lançamento de «Brazil», da Criterion, para o título da edição mais completa de sempre.

Esta edição está destinada a tornar-se um dos melhores expoentes para a divulgação do formato DVD, tal é o cuidado com que foi preparada. Para os cinéfilos que se perguntam se o que funda a eventual decisão de deixar de pôr de parte o VHS, enquanto fonte principal de cinema em casa, não serão pormenores técnicos, segue a lista relativamente pormenorizada, de tudo o que se pode encontrar no DVD de «Fight Club».

Preliminares.

«Fight Club», de David Fincher
EUA, 1999 Cor - 139 min.
20th Century Fox, Região 1
Com Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham-Carter, entre outros.

Disco I.

O filme, no formato original (2.40:1), optimizado para 16:9 (imagem anamórfica). Dual layer.

O menu principal inclui:

CHAPTER - 36 acessos a capítulos, animados.

SET UP - Linguagens

- Inglês Dolby Surround
- Inglês 5.1 Surround
- Francês Dolby Surround
- Testes THX - testes para optimizar a imagem do televisor/monitor e para calibrar o sistema de som digital.

SPECIAL - Comentários

1 - David Fincher, realizador
2 - David Fincher, com os actores Brad Pitt, Edward Norton e Helen Bonham-Carter
3 - Chuck Palahniuk (autor do livro) e Jim Uhls (autor do guião)
4 - Alex McDowell (design de produção), Jeff Cronenweth (fotografia), Michael Kaplan (design de vestuário) e Kevin Haug (supervisor de efeitos especiais)

livrete
Livrete (clickar para imagem
maior)
Disco II.

Material suplementar. Todo o som está em Dolby Surround (2.0). O disco é de dupla camada (dual layer), tal como o primeiro.

O menu principal inclui:

CREW - 18 fichas, com dados sobre realizador, actores, escritores, equipa artística e técnica.

WORK - Behind the Scenes

PRODUCTION
Seis apontamentos, com ângulos e comentários múltiplos.

VISUAL EFFECTS
Nove apontamentos, alguns com ângulos e comentários múltiplos, onde se mostram efeitos como o pinguim que interage com Norton, os edifícios a ruir, o passeio no meio do catálogo de mobiliário ou a cena de sexo (que se revela fundamentalmente digital).

ON LOCATION
Nos bastidores. Documentário com cerca de 5 minutos.

MISSING - Deleted & Alternate Scenes.

  • Sete cenas cortadas ou alternativas. No último caso comparam-se versões. Destacam-se as alterações forçadas pelos censores, quando Edward Norton espanca violentamente Jared Leto e a remoção da frase proferida por Bonham-Carter, "I want to have your abortion", a pedido do estúdio. Segundo aí se diz, perante a alteração, o estúdio pediu que se reintroduzisse a frase original.

    ADVERTISING - Publicity Material

    TRAILERS
    Theatrical Teaser
    Theatrical Trailer
    The 8 Rules of Fight Club (não usado na campanha, acabado especificamente para o DVD).

    TV SPOTS
    12 usados nos EUA
    2 internacionais
    3 em espanhol (legendados)

    PSA'S
    "Public Service Announcements". Um de Jack/Norton outro de Tyler/Pitt. O primeiro seria útil para exibição antes de sessões de cinema ("não fumem, não falem, desliguem telefones e pagers...")

    Ao contrário do que é habitual, todos os trailers, de TV ou de cinema, estão no formato original. Nada daqueles disparates de "trailers de cinema" com a imagem cortada para o ecrã de TV. Mesmo os spots de TV estão em "scope", aproveitando-se a área inferior do écran para citações de críticos ou, no caso da secção em espanhol, para legendagem. A provar que os cineastas se preocupam com a preservação da composição original, até as imagens animadas dos acessos a capítulos são constituídas por televisores 16:9 com letterbox.

  • MUSIC VIDEO

  • INTERNET SPOTS - 5 trailers concebidos para divulgação na net.

  • PROMOTIONAL GALLERY
    Lobby Cards/Advertising
    Press Kit
    Stills
    Dezenas e dezenas de fotos.

  • EDWARD NORTON INTERVIEW - transcrição de uma entrevista que o actor concedeu na sua universidade.
  • ART - Art Gallery

    STORYBOARDS - Storyboard completo (algumas cenas não foram planeadas em storyboard)

    VISUAL EFFECTS STILLS

    PAPER STREET HOUSE

    COSTUMES & MAKEUP

    PRE-PRODUCTION PAINTINGS

  • BRAIN RIDE MAP
  • caixa
    Caixa (clickar para imagem
    maior)

    Os discos vêm numa caixa que é um luxo e uma maravilha de design. O exterior parece papel de embrulho, com o respectivo cordelinho. Os dois discos estão numa embalagem especial, desdobrável em três segmentos. O primeiro contém o encaixe para um livrete de 20 páginas a cores, que ilustra a génese da produção do filme, com citações dos envolvidos, intercaladas com excertos de críticas, onde se incluem várias negativas.

    É uma edição assim que justifica a existência do formato DVD e que poderá levar mais pessoas a nele investirem. O mesmo não se poderá dizer das edições de estúdio cujas "opções especiais" se reduzem a "menus interactivos e acesso a cenas", que se vendem por um preço igual ou superior ao desta.

    Esta edição não vence a de «Brazil», no entanto, no que toca ao suporte documental. A edição da Criterion do filme de Terry Gilliam inclui dois documentários que totalizam 90 minutos, enquanto em «Fight Club» se optou por uma estrutura de "muitas pequenas coisas". É indiscutível que este DVD aproveita da melhor forma as possibilidades do formato (como poder optar por 4 ângulos diferentes para confrontar diferentes versões da sequência do título), mas «Brazil» é uma edição mais orientada para um estudo profundo da obra e de tudo o que circundou a sua estreia. Poder-se-á dizer que «Fight Club» é mais direccionado para os "fãs".

    O DVD de «Fight Club» tem uma página oficial em http://www.fightclubdvd.com.

    22/06/00

    coluna
    index