Cortes no DVD nacional de «The Rock»

O Rochedo/The Rock
VHS vs. DVD

Para além da cassete vídeo conter imagem formatada para TV, as diferenças chocantes entre as duas edições passam pela existência, no DVD nacional, de pelo menos cinco cortes de censura:

rock_dvd.jpg

Lado A, 7:22 - Um dos vilões é fechado dentro da sala onde se liberta o químico mortal. Há um plano entre o "Sorry..." do oficial e o "Let's move out" de Ed Harris cortado: o soldado cai contra a porta, enquadrando-se o rosto e as mãos, do peito para cima. A sua pele está gravemente queimada e vêem-se algumas bolhas a pulsar e a querer rebentar, enquanto solta alguns gemidos de dor.

Os censores remontaram a sequência de forma eficiente, inserindo parte do plano anterior, quando o oficial se vira perante a presença de Ed Harris. O soldado é apenas visto a cair, pelo vidro da porta, seguindo-se a retirada. Se se olhar com atenção, ver-se-á que essa inserção, que procura ligar a sequência depois da remoção do plano referido, constitui um pequeno choque de continuidade, já que o rosto do soldado parece melhorar, como que por milagre.

Este corte terá cerca de 2 segundos.

Lado B, 18:55 (aproximadamente 1:21 de filme) - Connery atira um punhal ao pescoço de um soldado: falta o plano em que ele se agarra à referida arma, enquanto solta alguns gemidos pré-morte. Mais uns 2 segundos.

Pouco depois...

Lado B, 19:55 - Um soldado ferido, deitado no chão, prepara-se para atirar uma granada. Connery dispara contra o aparelho de ar condicionado que se encontra sobre a sua cabeça. Cortaram-se aqui 4 planos. O ar condicionado em queda, o pânico do soldado, o impacto sobre o corpo e o início do plano seguinte, eliminando-se o travelling a partir do corpo esmagado até à aproximação de Connery e Cage. Na edição censurada vê-se o início da queda do aparelho, Connery a olhar para baixo e os dois já junto ao corpo (que não se vê nesse plano). (Em vídeo vê-se parte do corpo, quando os heróis já chegaram ao local, mas tal não deverá implicar mão da censura na manipulação do enquadramento do DVD, sendo antes um mero efeito secundário do processo Super 35, em transferência de ecrã cheio.) Estes cortes totalizarão aproximadamente 10 segundos.

Lado B, 27:16 - Nicholas Cage abate um soldado que dominava Sean Connery. No DVD há um único tiro. Originalmente, há toda uma preparação "emocional", com a câmara a subir em slow-motion, antecipando um momento de fúria do personagem de Cage, que dispara seis tiros, além de gritar "Morre! Morre! Morre!" Não há grande violência gráfica no impacto dos tiros (que deixam de se ver na versão censurada); o censor não quis que o personagem se enfurecesse e despejasse seis balas num vilão, provavelmente porque tal é vicioso e indigno do "bom da fita". Com os cortes, Cage apenas se ergue e dispara. Sem stress.

Lado B, 51:09 - Um soldado cai de uma torre, impelido por um míssil. Na versão censurada em DVD, vemo-lo a cair, aproximando-se de um poste fino, passando imediatamente para o interior do posto de controle do exército. Originalmente existem três outros planos, muito breves: um plano próximo do impacto do corpo no poste, um close-up do rosto do soldado em sofrimento e um curto travelling que enquadra o corpo empalado, ainda a mexer-se.

Estes dois últimos cortes terão cerca de 10 segundos.

A IMDb refere vários cortes no tiroteio na sala de chuveiros, em versões onde alguns dos cortes acima referidos também se incluem. Não confirmo esses cortes (Disco 2, 08:00). Aqui, o DVD parece ser idêntico ao vídeo.

A página Melonfarmer's Video Hits refere apenas os dois últimos cortes na edição com dobragem em alemão (D2). No entanto, a página finlandesa citada no corpo do texto, regista 40 segundos de cortes. Depois de rever o vídeo em locais suspeitos, dou por confirmada a existência de cerca de 25 segundos removidos.

Esta análise comparativa mostra, pelo menos, a quantidade (e qualidade) de cortes que se podem impôr a um filme, sem que se altere de forma notória a sua duração. Espero que tal reforce o desprezo do consumidor/cinéfilo por estas edições, colocando-o de sobreaviso. Suspeite de DVDs nacionais com estas caracteristicas. Coloque questões nas lojas. Não hesite em devolver ou trocar discos censurados.

Se conhecer outros cortes não hesite em enviar um email (troque NOT por net).

Lista de DVDs portugueses censurados

cinedie home