Festa do Cinema Francês - Adjani em Lisboa
Reportagem fotográfica

No passado dia 9 de Outubro, a IV Festa do Cinema Francês foi inaugurada com a presença da actriz Isabelle Adjani, um ícone de quase três décadas de cinema francês. Adjani deslocou-se a Portugal para a dupla função de “presidir” à cerimónia e de apresentar o filme «Boa Viagem», dirigido por Jean-Paul Rappeneau, do qual é cabeça de cartaz. O filme estreou em Portugal no dia 24 de Outubro.

Fotos de Pedro Oliveira.

Com a projecção marcada para as 21:30 e a sessão de abertura para meia hora antes, Adjani fez-se esperar apenas até uns minutos depois da hora... a que deveria começar o filme. Nada de particularmente grave (provavelmente as relações públicas disseram-lhe que chegar com menos de meia hora de atraso parece mal em Portugal). A actriz brasileira Clara Choveaux (à esquerda), por outro lado, chegou cedo. O filme «Tiresias», onde Choveaux intepreta um transexual, seria projectado no dia seguinte.

O nosso fotógrafo tinha ordens para se portar como um paparazzo agressivo, de modo a conseguir boas fotos. (Faz também parte da terapia prescrita pelo psicólogo.) Dada a partida, lá se misturou ele com os restantes profissionais da imagem, do Público, do DN... e aquele senhor grisalho, de cabelos compridos e barba, que costuma tirar fotos nos concertos rock.

Sempre sorridente, Isabelle Adjani avançou pelo São Jorge adentro, calcorreou a escadaria e sentou-se no lugar que lhe estava destinado. Entretanto, o fotógrafo lutava por um enquadramento minimamente livre. Algumas pisadelas no pé e uma cotovelada no estômago não o desanimaram, conseguindo ainda retribuir, de forma relativamente moderada, com alguns encontrões e uma cabeçada particularmente viciosa, num concorrente que se tentava meter à frente da sua poderosa Nikon.

Nos momentos que precediam a cerimónia, Adjani permanecia cercada de flashes e objectivas. O sorriso parece não se desvanecer. Que idade tem a menina? Shhhh.

O jovem que acompanhava Mademoiselle Adjani já estava um bocado farto das fotografias e sugeriu que os fotógrafos desaparecessem dali. "Allez la, allez la, ça suffit!". Adjani, fixando a nossa objectiva, não concordou: "Ah, laisse le garçon tirer encore une photo!" O fotógrafo, em todo caso, mudou de ângulo, para evitar o senhor que se sentia pouco à-vontade. Lá um pouco mais atrás, eis que pudemos vislumbrar Teresa Salgueiro, uma das mais célebres vozes da música portuguesa.

Durante a cerimónia, onde discursaram várias pessoas de que desconhecemos o nome (não tomámos notas...), Adjani foi, naturalmente, chamada ao palco e efusivamente aplaudida. Modestamente disse que não era a "estrela" do filme, do qual gostava muito, sendo apenas um elemento de uma vasta equipa de actores e técnicos. Referiu-se ainda a memórias que tinha da bonita cidade de Lisboa, culturais, mas também "românticas". Agradeceu a atenção e despediu-se, abandonando a sala, pouco depois.

De volta ao comentário a «Boa Viagem/Bon Voyage»

© Pedro Oliveira/Cinedie.
Se quiser utilizar alguma destas imagens agradecemos que
refira a respectiva autoria e coloque um link para esta página.

26/10/03
index